Conheça os WordPress Plugins indispensáveis para o sucesso do seu blog

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de agosto de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

WordPress Plugins são ferramentas complementares que agregam ou modificam algumas funcionalidades no blog da sua empresa. Essas funções podem ser o que faltava para levar sua marca ao topo dos mecanismos de busca.

Ao começar a usar o WordPress você irá notar o seguinte:

Ele não oferece uma ferramenta específica para análise de SEO, um conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar o posicionamento do seu site e, no fim, é possível conseguir uma posição de destaque nos buscadores da web.

Isso é possível por conta do WordPress plugins, uma ferramenta extra capaz de oferecer um trabalho mais elaborado podendo alavancar a relevância do seu canal de divulgação online.

Isso porque fazendo uso do WordPress plugins você consegue personalizar o visual da sua página, torná-la mais atrativa e usual, além de oferecer mais recursos de navegação ao usuário.

E então, curioso para saber como toda essa mágica acontece?

Não se preocupe, vamos mergulhar de cabeça agora mesmo e ver quais são os melhores plugins WordPress.

Antes, dê só uma olhada no que você vai encontrar por aqui:

Banner de Download para Ebook "Como Usar Marketing Digital Para Vendas Complexas"

O que é WordPress plugins?

Wordpress plugins

Como falamos logo no início, WordPress plugins são ferramentas para ampliar as funcionalidades de um blog sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Com ele você consegue ativar os recursos desejados mesmo sem ter instrução avançada sobre o tema.

Isso porque essa ferramenta é destinada a pessoas comuns e suas configurações são bastante simples, eliminando a necessidade de grandes habilidades específicas e um tempo enorme de trabalho

Ou seja, os plugins para WordPress são como o martelo do Thor, não é tudo, mas é uma forma de deixá-lo com mais força e, assim, conseguir alcançar bons resultados.

E qual o maior benefício de apostar em alguns deles?

Bem, em primeiro lugar, você economiza dinheiro, pois não precisará contratar profissionais para executar uma tarefa feita pelos próprios WordPress Plugins instalados no seu blog.

Além disso, você também economiza muito tempo, pois ao contrário de recursos de programação super burocráticos e altamente complicados, com os plugins do wordpress todo o trabalho é feito de forma muito rápida, prática e cômoda.

Quer saber ainda mais?

Então confira o próximo tópico pois vamos falar sobre a função desses plugins. Assim tudo ficará mais claro e você entenderá um pouco melhor.

Para que serve o WordPress plugins

Wordpress plugins para que serve?

Há muito tempo tudo era feito do zero na web. Com o surgimento de algumas ferramentas, inclusive plugins, tudo ficou muito mais fácil.

Aliás, sabe esses botões de compartilhamento do nosso conteúdo em redes sociais?

Isso mesmo. Esse é um claro exemplo do trabalho feito pelo WordPress plugin utilizado aqui na Ideal Marketing.

Além disso, com outros plugins você consegue realizar tarefas como:

  • Criação de formulários de contato;
  • Players para escutar áudio e vídeos;
  • Áreas dedicadas a comentários.

Enfim, de um modo geral, o WordPress plugins pode ser entendido como uma mão na roda quando o assunto é personalizar seu blog, aprimorar as funcionalidades dele e oferecer uma navegação mais completa ao usuário.

Tudo isso feito de maneira prática e sem prejudicar o orçamento do seu negócio.

Agora você pode estar se perguntando: como adquirir esses WordPress plugins?

A boa notícia é: vamos abordar essa questão agora mesmo! Confira no próximo tópico.

Onde encontrá-los?

Para encontrá-los não tem muito segredo.

Isso porque o próprio site do WordPress disponibiliza todos os plugins já compatíveis com a plataforma.

No entanto, talvez você se depare com informações sobre baixá-los em sites paralelos. Não siga essas instruções!

Nós não recomendamos esse tipo de download, pois muitos WordPress plugins não baixados no próprio site contêm códigos maliciosos que podem causar algum dano ao seu blog.

Então é melhor evitar esse tipo de risco, não é mesmo?

Confira os 5 WordPress plugins indispensáveis para qualquer blog

Bom, agora você já sabe o que são WordPress plugins e também aprendeu quais são as funções dessas ferramentas.

Então chegou a hora de conhecer os 5 WordPress plugins essenciais para qualquer blog, independente do segmento do seu empreendimento. Confira!

Wordpress plugins JetPack

Jetpack

Embora possa parecer apenas um WordPress plugin, o Jetpack possui várias funcionalidades extremamente úteis para o sucesso no ambiente online.

Isso porque com ele você pode inserir formulários de contato e, assim, os usuários conseguem enviar e-mails para você.

Além disso, ele aprimora o sistema de comentários do seu blog, com recursos que facilitam muito a vida dos usuários que desejam interagir.

Para isso ele deixa o campo destinado à interações mais intuitivo e conectado com redes sociais. Isso acaba sendo altamente interessante no momento de engajar os usuários a comentarem na sua página.

E não é só isso: esse WordPress plugin também é importante para a segurança do seu blog, ou seja, o sistema dele é preparado para evitar a invasão de força bruta- quando algum usuário mal intencionado tenta entrar sem ter autorização.

Outro fator importante oferecido por esse WordPress plugin e que também é essencial a qualquer ação de marketing digital, é a possibilidade de avaliar algumas métricas.

Com isso, o Jetpack exibe estatísticas de visitas no seu blog, visualizações de páginas, quais são as mais acessadas e os links mais clicados, além de informar com qual deles o usuário interage mais.

Aliás, como sempre frisamos aqui na Ideal Marketing, avaliar os números dos conteúdos produzidos para web é uma das etapas importantes em um bom planejamento estratégico para empresas.

Por isso, seja por meio do WordPress plugin Jetpack ou qualquer outra ferramenta, sempre avalie os resultados de suas ações!

Mas calma, ainda não terminamos de falar desse WordPress plugin.

Pois além de todas essas características, ele também serve para deixar um blog responsivo, ou seja, ele irá se adaptar a outros tamanhos de tela e, assim, a experiência do usuário dentro do seu site será aprimorada.

Aliás, quer saber mais sobre esse tal de design responsivo? Acesse o link e veja tudo sobre o tema.

Wordpress plugins AkisMet

Akismet

Esse WordPress plugin tem um objetivo bem claro: evitar SPAM na área de comentários do seu portal.

Assim, ele faz uma varredura e elimina todo SPAM detectado, ou seja, comentários feitos por robôs dentro da sua página. Aliás, isso facilita muito na hora de moderar os comentários.

De um modo geral, o Akismet pode ser visto como um WordPress plugin bem simples e serve principalmente para garantir que os comentários da sua página sejam feitos por pessoas reais e bem intencionadas.

Não deixe de utilizá-lo!

Wordpress plugins Yoast

Yoast

Entre os melhores plugins WordPress e também indispensáveis para o sucesso do seu blog, está o Yoast.

Isso porque esse plugin faz um trabalho excelente capaz de melhorar as técnicas de SEO de um website ou blog.

Vale destacar que existem outros plugins WordPress com a mesma finalidade, mas indicamos o Yoast por conta das suas funções completas e facilidade de uso, inclusive usamos ele aqui no blog Ideal Marketing!

Se você não sabe muito bem o que é SEO, vamos explicar brevemente aqui. Mas se quiser se aprofundar, acesse o link e vire um especialista no tema.

Então, SEO é uma forma de tornar um blog ou site mais amigável aos mecanismos de busca e, assim, conseguir uma posição de destaque logo na primeira página do Google, por exemplo.

Certo, mas por que é importante estar na primeira página?

Bem, a atenção dos usuários é focada apenas nas primeiras páginas. Então é aí que devemos estar, pois será o lugar que renderá resultados positivos ao seu negócio.

Assim, se você não apostar em um WordPress plugin como o Yoast para auxiliar nas técnicas de SEO, pode perder a chance de conquistar o topo do ranking e ser encontrado mais facilmente pelos seus clientes.

Wordpress plugins Sucuri

Sucuri

Hoje o WordPress é uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais usadas.

Isso porque os usuários são variados, desde empresas já consolidadas até blogueiros iniciantes usam a ferramenta a fim de ter um canal com maior potencial.

Com isso, por ser tão popular, o WordPress identificou a necessidade de se preocupar com questões de segurança.

E é aí que entra o WordPress plugin Sucuri!

Infelizmente não existe nenhuma ferramenta que garanta 100% a segurança de blogs, mas o Sucuri foi criado para ser altamente eficaz nessa missão.

Além disso, ele é fácil de usar e não deixa seu blog lento quando realiza as tarefas diárias.

Então veja alguns serviços oferecidos pelo WordPress plugin Sucuri:

  • Auditoria de Atividade de Segurança
  • Monitoramento de Integridade de Arquivos
  • Verificação de Malware Remota
  • Monitoramento de Listas Negras
  • Notificações de Segurança
  • Firewall de Sites (adicional)

Aliás, também usamos esse plugin WordPress por aqui. Consideramos ele altamente relevante e aconselhamos testá-lo em seu canal!

Wordpress plugins Monster Insights

MonsterInsights

Esse WordPress plugin é do Google Analytics e possui cerca de 12 milhões de downloads, com mais de 1 milhão de instalações ativas.

Lembra quando falamos sobre acompanhar as métricas do seu blog e verificar se seus trabalhos estão sendo assertivos?

Então, esse WordPress plugin é essencial na realização dessa tarefa!

Isso porque ele permite que você configure análises em poucos cliques e tenha acesso aos números do seu site. A partir dos apontamentos do painel você saberá como os visitantes chegaram até a sua página, por exemplo.

Desse modo, o objetivo desse plugin fica muito claro: fornecer estatísticas relevantes sobre a performance do seu blog e, com isso, você saberá se sua estratégia está seguindo o caminho mais adequado.

Agora, veja alguns pontos positivos conquistados ao apostar nesse plugin WordPress:

  • Configuração rápida e fácil
  • Estatísticas em tempo real
  • Rastreamento de postagem popular
  • Rastreamento de download de arquivos
  • Acompanhamento de anúncios
  • Acompanhamento de referências e links

Viu só? realmente vale a pena investir nesse plugin.

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Utilize WordPress plugins e turbine o tráfego do seu canal

Pronto, agora você já sabe a importância de ter WordPress plugins para conseguir bons resultados no ambiente digital, certo?

Isso porque nós apontamos as funções de um plugin e destacamos o quão benéfico eles podem ser para ajudar seu blog a ser encontrado facilmente, além de proporcionar uma experiência de excelência aos usuários.

Além disso, mostramos quais são os WordPress plugins indispensáveis para qualquer blog. Então, é isso!

Agora você já sabe onde encontrar os WordPress plugins, por isso não há motivos para deixar de investir. Afinal, lembre-se: eles trarão mais resultados de tráfego ao blog da sua empresa.

Aliás, isso também pode representar outros benefícios como aumentar as vendas do seu negócio, por exemplo.

E mais: se quiser chamar ainda mais atenção nos mecanismos de busca do Google, aprenda a escrever textos de extrema qualidade!

E aí, quer ainda mais dicas sobre? Então não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing!

Compartilhe nas Redes Sociais!